Governo do Pará apoia atleta indígena em competição internacional de canoagem
18/05/2023 09:21 em Esporte

Na Polinésia Francesa, a remadora Nanda Baniwa vai representar o Brasil na ‘Te Aito’, evento que deve reunir mais de mil atletas nas águas do Pacífico.

 

Considerada a maior prova de canoagem do planeta, a “Te Aito” será realizada em junho, no Tahiti, na Polinésia Francesa, e terá a participação de uma atleta indígena apoiada pelo Governo do Pará. Nanda Baniwa assinou na tarde desta quarta-feira (17) o termo de apoio financeiro concedido pelo governo paraense, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), para participar do evento.

A competição internacional de canoagem é realizada há mais de 30 anos. Para a edição deste ano, a expectativa é reunir mais de 1.000 atletas, em diversas categorias. Uma das provas mais disputadas é a V1 (canoa individual), quando o atleta precisa apresentar habilidade e conhecimento sobre direção do ar e corrente de rios e mares.

Nanda Baniwa vai remar nas águas do Oceano Pacífico com a força e o conhecimento da Amazônia

 

Nanda, da etnia Baniwa, disse que o convívio com a natureza facilita na hora da prova. “A gente nasceu na Amazônia; conhecemos nossos rios como ninguém. Quando eu chego para treinar e olho para a superfície da água, consigo identificar a corrente do rio pra que eu possa remar sem que haja dificuldade. Com o tempo a gente acaba aprimorando essas habilidades”, informa a atleta. 

Valorização – Segundo Nanda Baniwa, o apoio do Governo do Pará é importante para seu aprimoramento no esporte. “Receber o incentivo é uma forma de valorização do esporte. Me sinto acolhida como atleta. Vou representar o Estado e o Brasil em uma competição internacional. Tenho certeza que será mais uma competição de muitas que virão”, ressalta a remadora.

O titular da Seel, Cássio Andrade, também destaca o incentivo que o Governo do Pará oferece aos atletas. “Nosso Estado é uma vitrine de talentos quando se trata de atletas, das mais diversas modalidades. Somos privilegiados em testemunhar tantas histórias de superação. O Estado tem feito seu papel no fomento ao esporte, e os atletas sempre nos trazem excelentes resultados”, enfatiza o secretário.

O “Te Aito 2023” será realizado em finais de semana consecutivos, de 02 a 11 de junho. As provas ocorrerão entre as ilhas de Tahiti e Moorea.

fonte: SISTEMA FLORESTA .

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!